quinta-feira, 10 de abril de 2014

Dia 1 - Diamantina a Milho Verde

Chegou a hora!
Acordei um pouco mais tarde do que o previsto e com isso sai mais tarde também.  Vi o primeiro marco da estrada real por volta das 9:00h.
Na minha cabeça,  o povoado de Vau ficaria a 13 km de Diamantina.  Com isso em mente, nao me preocupei em poupar agua e nem me alimentei direito, pensando que logo chegaria no povoado. Foi dando 13, 14, 15 km e nada. Minha agua ja tinha acabado e so morro atras de morro. Olhei no guia e vi que Vau ficava na verdade a 25 km!!! E a sede apertando!  Passei por varios riachos e enchia a garrafinha so pra me refrescar,  pois nao tinha coragem de beber. E nada do Vau chegar. Depois do 35º morro, finalmente aparece o Vau. So que nao tinha nada la. Um tal de cafe real fechado. Nenhuma alma viva. Pensei em chamar o SAMU e ficar por ali mesmo. Dai vi uma senhora lavando o alpendre. Fui la pedir água.  Acho que ela viu meu desespero. Tomei quase toda agua dela, coitada. Depois perguntei qual era o restaurante mais próximo.  Ficava a 6km de subida, ou seja, pelo menos 1h30m de.pedal. Acho que denovo ela viu meu desespero e ofereceu o restinho do almoço - arroz e feijão - e pediu ao marido dela pra fritar um ovo. Que comida boa. Depois foi no quintal,  pegou um maracujá e fez um suco delicioso!  Agradeci (dona aparecida é o nome dela), enchi as garrafinhas e ia enfrentar os últimos morros antes de Sao Gonçalo.  So que em frente a casa dela tinha um gramado verdinho e uma sombrona. Deitei um pouquinho so pra descansar. Acordei 1h e meia depois com umas vacas pastando do meu lado.

Montei na bike e fui enfrentar o pior trecho. Nao dava pra pedalar  era escalar mesmo. Sol quente nas costas. Pesado. Muito! Dai começo a ouvir uns barulhos na mata.  Quando penso que não, chuva! E sol!! So pra refrescar mesmo! Ajuntei o resto das forcas e cheguei em São Gonçalo.  Dai eram mais 6 km (mais morro, mas pelo menos não tão ingremes) ate Milho Verde.  A ideia era ir até o Serro,  mas como ja estava escurecendo, preferi não pedalar a noite.
Amanhã tenho que descontar os 20 km que ficaram faltando!
Em milho verde pedi indicação de uma pousada na lanchonete. Cheguei na pousada me recebe um bicho grilo, descalço, fala arrastada e 2 cachorros. Perguntei o preco; 50 reais. Internet? Não.  Televisão? Não.  Ok, obrigado e Tchau.  Andei mais um pouco e achei outra por 60 reais e janta e cafe da manha incluidos. E TV. E internet. O quarto não é grandes coisa, mas pra passar a noite ta de bom tamanho!





Nenhum comentário:

Postar um comentário