quarta-feira, 30 de abril de 2014

Considerações

Para alguem que esteja planejando a primeira cicloviagem, vou colocar aqui o que eu achava antes e o que acho agora. Ou seja, coisas que mudaria (ou melhoraria):

- Itens de reposição: estava preparado pra praticamente qualquer problema da bike. Ate porque minha bike é simples, com freios V-brake, e não tive nenhum problema mecânico.  Levei gancheira reserva, alicate, cabos de freio e cambio. Levaria esses itens novamente, apesar do peso? Sim, levaria. Viajando sozinho, eu me sentia preparado pra resolver qualquer eventual problema. Se a viagem fosse em dupla ou grupo, talvez seria possível poupar algum peso.

- Roupas: Como foram 3 noites e 2 dias de pedal, notei 2 coisas: levei mais roupas "civis" do que realmente precisei (short e camisa voltaram sem uso) e roupa de pedal de "menos" (só levei 1 kit - pedalei todos os dias com a mesma camisa e bermuda). No entanto, sobre a roupa de ciclismo, o maior problema foi ter que usa-las levemente molhadas depois de lava-las. So que se tivesse levado outra muda de roupa, teria que guardar a do dia anterior molhada. Então não vi uma solução pratica ainda. Pela questão do peso, acho que foi uma boa escolha.

- Comida: esse foi meu maior erro. Levei "comida" (bananinha, paçoca e amendoim) para todos os dias, que me custaram quase 1 kg de bagagem. Hoje mudaria radicalmente (e acho que iria fazer o que todo mundo faz): levar o básico para o trecho e ir reabastecendo nas paradas. No caso da estrada real, vale levar o esterilizador de aguar (hidrosteril ou similar).

* coloquei minhas roupas dentro do alforje dentro de sacolas de supermercado. Foi minha sorte. Peguei chuva (leve), penetrou agua no alforje mas não molhou as roupas. Dica importante pra que não quer (ou pode) gastar em saco de estanque ou capa de alforje.

* meu quadro só tem furação pra 1 suporte de caramanhola. Fiz uma gambiarra com engasga gato e coloquei mais uma no top tube. Valeu demais. So incomodava na hora de subir na bike, mas valeu muito a pena. Fiquei com 2 caramanholas de 750ml cada, e não precisei de camel back.


Nenhum comentário:

Postar um comentário